Ok Google – O que é e para que serve

OK Google é um assistente de voz da conhecida empresa Google. Seu desenvolvimento começou há muitos anos e, com o tempo, foi aperfeiçoado ao ponto de hoje ser usado em uma infinidade de dispositivos, não apenas do Google e não apenas usando o Android como sistema operacional. Este assistente de voz é integrado como padrão nas últimas versões do Android e é amplamente utilizado com fones de ouvido e microfone. Seja em smartphones, tablets ou computadores, OK Google funciona como um assistente de voz ideal.

OK O Google foi melhorado pela empresa e agora está integrado em uma multidão de dispositivos. Suas funcionalidades são extensas e vão desde a busca no dispositivo até a realização de buscas complexas on-line sem sequer tocar no próprio dispositivo. Ele tende a ser usado principalmente em smartphones onde atua como uma função de mãos livres para buscas e ações pré-determinadas, ou ações pré-configuradas e mais específicas.

Este assistente de busca aprende com o uso que lhe damos, por isso se adapta às necessidades e comportamentos de cada pessoa. Se o usuário tende a realizar uma busca frequentemente, OK o Google dará prioridade a essa busca antes de outras possíveis buscas.

OK O Google é baseado no reconhecimento de voz, portanto quanto mais claro você falar melhor, além de ter um bom microfone também é recomendado, embora não seja algo que possa ser mudado em smartphones e tablets. De qualquer forma, destina-se ao uso externo e, portanto, é otimizado para reconhecer tons de voz em vez de sons ambientes que possam estar lá.

Para que serve OK Google?

OK O Google é usado para realizar buscas por voz em um dispositivo. Isto é usado para navegar através do dispositivo sem sequer tocá-lo, apenas ativando o serviço OK Google e verificando se ele reconhece sua voz quando você fala. Mais amplamente, o OK Google pode ser integrado com assistentes de voz, que são os que executam ações mais específicas nos dispositivos. Usando apenas o OK Google, você pode navegar pelas pastas de seu smartphone remotamente, mudar opções e configurações móveis.

Você também pode fazer chamadas com o OK Google, definir alarmes, definir lembretes, tocar música e muito mais. Também é conhecido pelo comando de voz Hey Google, que é o que inicialmente iniciou o assistente de busca, embora hoje em dia ele seja usado basicamente apenas o comando OK Google. Uma vez configurado e habilitado, o assistente é iniciado dizendo estas palavras, quando tiver aberto você pode entrar no próximo comando, que é o que define o que você quer fazer.

O OK Google Assistant também está integrado em numerosas aplicações, dentro de cada dispositivo e sistema operacional. Por exemplo, softwares como o Google Chrome ou Spotify, entre outros, incorporam comandos padrão a serem ativados por voz, para que você possa controlar o Spotify por voz, embora haja muito mais aplicações que o permitam. Por outro lado, o assistente de voz do Google está disponível para download na Play Store, caso seu dispositivo não tenha instalado como padrão.

A integração de assistentes de voz está totalmente presente também na automação doméstica. Um exemplo é o Google Home (ou o Amazon Alexa e outros dispositivos similares). Estes alto-falantes inteligentes atuam como uma interface de conexão entre você e os diferentes elementos inteligentes da casa. Além disso, o OK Google está programado para funcionar independentemente do país e do idioma falado, estando disponível para a grande maioria dos idiomas, com maior eficiência quanto mais usado for o idioma, obviamente.